quarta-feira, 5 de outubro de 2011

É fácil cultivar Orquídeas PARTE 3

DOENÇAS QUE ATACAM AS ORQUIDEAS

PRINCIPAIS DOENÇAS EM ORQUÍDEAS

MANCHA-AQUOSA OU MANCHA-MARROM

Caracteristicas:Bactéria encontrada geralmente nas falaenópsis(atacando toda a planta) e nas catléias (somente em folhas velhas). A disseminação é feita por insetos,água de irrigação ou de chuva.Sintomas: Formação de lesões esbranquiçada se úmidas que tornam-se escuras.Como combater: remova as partes atingidas,isole a planta e reduza a quantidade de água. Existem bactericidas disponíveis em lojas agrícolas.

PODRIDÃO-MOLE

Características: Ocorre em plantas com folhas não-eretas (como as das vandas, falaenópsis, vanilas, arachinis, paphopediluns, phalus e dendróbios) que popriciam o acúmulo de água. Dissemina-se por insetos, água de irrigação ou chuva Sintomas: odor fétido e lesões nas folhas e pseudobulbos (lembra uma banana madura)Como combater: Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água. Existem bactericidas disponíveis em lojas agrícolas.

PODRIDÃO NEGRA

Características: é causada por um fungo branco altamente agressivo, que surge em períodos de muita umidade e penetra pela raiz ou pelo colo da planta. Disseminada pela água de irrigação ou da chuva, por substratos e vasos contaminados.Sintomas: A planta fica tombada e com manchas negras, que progridem da raiz para as folhas. Com a evolução da doenças, os órgãos atacados apodrecem. Em casos extremos, pode ocorrer a morte da planta.Como combater: Use fungicidas sistêmicos, comercializa dosem lojas agrícolas e específicos para essa doença.

ANTRACNOSE

Características: é um fungo encontrado com frequencia em climas tropicais e subtropicais. Seu desenvolvimento é favorecido por umidade elevada e temperaturas entre 10oC e 20oC.Sintomas: Descoloração

da folha e lesões com centro marrom.Como combater: Borrifar fungicida à base de sulfato de cobre nas partes afetas da planta. Esse produto é vendido em grades centers, supermercados e orquidários profissionais.

FERRUGEM

Características: O ataque desse fungo é propiciado por alta umidade e temperaturas amenas.São disseminadas pelo vento e por respingos de água.Sintomas: Ocorrem apenas nas folhas, quase que exclusivamente na face inferior onde, inicialmente, surgem pequenas lesões amarelo-laranja ou marrom-avermelhada, que podem enegrecer.Como combater: borrifar fungicida à base de sulfato de cobre nas partes afetadas da planta. Esse produto é vendido em grades centers, supermercados e orquidários profissionais (envelopinhos iguais aos de sementes de salsinha,erva doce, etc.)

MANCHAS FOLIARES

Características: além de diminuir o desenvolvimento, as manchas deixam a planta feia e diminuem a qualidade para a comercialização.Sintomas: Manchas castanho-escuras circulares ou o valadas nas folhas, com bordas bem definidas e centro pardo-claro.Como combater: Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água. Existem fungicidas especificos para essa doença disponíveis em lojas agrícolas

MOFO CINZENTO

Características: é favorecido por condições de alta umidade, baixa ventilação e temperaturas amenas (16oC a 18oC).Disseminado pelo vento, ataca pétalas, sépalas e labelo das flores, principalmente as mais velhas.Sintomas: Pequenas manchas circulares nas flores. Com a evolução da doença, surge também uma massa cinza pare Cida com pó. Flores severamente atacadas murcham e caem.Como combater:Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água.Existem fungicidas especificos para essa doença disponíveis em lojas agrícolas.

MURCHA OU PODRIDÃO DE RAIZ E PSEUDOBULBO


Características: Moléstia vascular que infecta as plantas pelas raízes ou por ferimentos nos rizomas, produzidos durante o processo de propagação.Sintomas: Coloração escura dos rizomas e círculos roxo-escurosno interior dos rizomas. A planta pode sofrer redução continua no desenvolvimento ou até morrer em cerca de 30 dias.Como combater:Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água.Depois aplique fungicida das especificos para essa doença vendidos em lojas agrícolas.

PERCEVEJO DAS ORQUÍDEAS

Características: Medem cerca de 5mmde comprimento, têm cor alaranjada e assas anteriores azuis-escuras, com bordas externas alaranjadas.Sintomas: faz furos que podem deformar as plantas e gerar manchas esbranquiçadas. Costuma atacar catléias, laéliaseencíclias. Como combater: Pulverize a planta com inseticidas que tenhacomo principio ativa fosforada e cloro fosforados, como o SBP Casa &Jardim.

Fonte: Revista Natureza 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário