terça-feira, 4 de outubro de 2011

É fácil cultivar Orquídeas PARTE 2

FÓRMULAS DE ADUBOS QUÍMICOS MAISRECOMENDADOS

PLANTAS ADULTAS

Fertilizante líquido NPK 18-18-18 ou 20-20-20, diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante e pulverizado sobre as folhas.

PLANTAS NOVAS

Fertilizante líquido NPK 30-10-10, diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante e pulverização sobre as folhas.

NA ÉPOCA DA FLORADA

Fertilizante líquido NPK 30-10-10, ou 10-30-20, a ser diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante, e pulverizado nas folhas a partir do surgimento das espatas (botões) até o final da floração.

CALDA DE ESTERCO

Num balde de 20 litros de água, deixe em infusão cerca de 1 litro de esterco (5% do volume do balde), por 10 dias.

Use a calda resultante para diluir na água das regas das orquídeas, numa proporção de mais ou menos 10% de calda para 90% de água.

DICAS

um frasco ou pacotinho refil de AJI-NO-MOTO puro

(que nada mais é que glutamatomonossódico natural cristalizado, extraído da cana de açúcar), e

um frasco do com plexo vitamínico B, o BENEROC Júnior líquido, da Bayer.

Você irá

dissolver em 01 (um) litro de água

, preferencialmente de cisterna ou mina (se não tiver, deixe a água da torneira encher um tanque ou na quantidade que precisar pra molhar suas plantas,deixando-a um dia para o outro para evaporação do excesso de cloro), a seguinte quantidade:

10 gotas de Beneroc - 01 colherzinha das de café do adubo para floração Peters 8-45-14 e uma colherzinha de café de aji-no-moto, agite bem

.Pulverize essa solução nas raízes e folhas de sua planta

a cada 10 dias

.Terá bons resultados na floração. A razão é simples. O complexo vitamínico B auxilia no fortalecimento das raizes da planta, justamente onde ela retira da umidade do ar os nutrientes que necessita. O gluta mato monosódico do aji-no-moto é um

aminoácido natural

(

ADUBO FOLIAR

>PETER'S

A dose recomendada de Peter’s é de 3 gramas por litro d’água, em aplicações semanais, de preferência via fertirrigação.

Utilize essa sistemática e veja os resultados:

Para vasos: Comece com a fertilização gradual: use 0,5 gr de adubo por litrode água por semana e incremente 0,5 gramas por semana, até atingir 2,5gr/litro por semana (total de 5 semanas). Na semana seguinte (6a semana),faça um FLUSH (lavagem). Depois, recomece o esquema, com 0,5 gr/litro,até 2,5 gr/litro, depois o flush, e assim por diante.A fertilização gradual também é válida para cultivos externos (outdoor).Flush = regar o vaso com 4 vezes a capacidade (ex: vaso de 5 litros, regar com 20 litros de água) - "lava" raízes, evitando overfert. A fertilização gradual permite uma absorção mais racional dos nutrientes:Garantia de tônus vital. A planta vai adaptando-se gradualmente a nova disponibilidade de nutrientes do solo, reativando progressivamente o sistema radicular, o qual conduz os nutrientes de maior carência para que cheguem rapidamente onde são mais necessários, evitando desta maneira stress

causados por alterações genéticas, crescimento desproporcional e alterações bruscas do metabolismo (sintomatologia de overfert (super fertilização)).Peter’s é um adubo de USO PROFISSIONAL voltado a RESULTADOS, e,mal administrado, pode levar a INTOXICAÇÃO e MORTE DAS RAIZES.Mas, ao contrário, se respeitamos o timing individual do organismo e ofertamos água, luz, ventilação, temperatura e suplementação adequadas,interpretando corretamente as necessidades de cada época (vegetação/pré-floração/floração/outono) e foto período das plantas, seremos capazes de brincarmos de Deus e aí obteremos os melhores e jamais vistos resultados.Muitos dos problemas das plantas são causados por instabilidade do PH daágua. Um PH muito alto ou baixo pode "travar" a absorção de nutrientes.

Peter’s Professional - 09-45-15 - Plant Starter - 200 gramas Indicação: Enraizamento

Características:

Arranque. Contém alto nível de P (fósforo) o qual é indispensável para o rápido crescimento das raízes, especialmente em transplantes ou quando a cultura necessita de energia. Auxilia as plantas em condições de baixa temperatura. Deve ser usado antes e durante a fase de transplante. Deve ser usado também na época de pré-floração.

Peter’s Professional - 10-30-20 - Blossom Booster - 200 gramas Indicação: Florescimento

Características:

Acelera o florescimento e o crescimento dos botões florais,melhorando a coloração e tamanho das pétalas. Balanceado com as quantidades ideais de NO3 e NO4. Mais flores e mais cores, em todas as plantas em cultivos internos (estufas) e externos (telados). A taxa de N-P-K, permite o desenvolvimento de botões fortes. O alto nível de P (Fósforo) na fórmula pode ser usado para o enraizamento das plantas. Fórmula desenvolvida há mais de 40 anos que auxilia na transformação dos botões florais em flores vibrantes, lindas e de um colorido mais intenso. É a taxa preferida dos profissionais e produtores que buscam

RESULTADOS

. A fórmula também contém alto nível de magnésio, elemento secundário vital,que mantém as folhas verdes e saudáveis.

Peter’s Professional - 20-20-20 - General Purpose - 200 gramas Indicação: Uso Geral

Características:

Uso genérico para viveiros e a alta relação de NO3 e NH4, possibilita o uso nas diversas estações do ano, com variações de temperatura.Esta fórmula clássica é um dos produtos mais versáteis de toda a linha Peters. As taxas de N (Nitrogênio), P (Fósforo) e K (Potássio), são ideais para suplementação básica da planta. Pode ser usado em pulverizadores via foliar. Excelente para o uso geral em estufas e viveiros.

Peter’s Professional - 30-10-10 - Hi-Nitro - 200 gramas Indicação: Carência de Nitrogênio – Aceleração/Reativação do crescimento

Características:

Pode ser usado via fertirrigação foliar para rápido“esverdeamento” das folhas deficiência de N (Nitrogênio), devido ao alto índice de uréia, usado como tratamento no auxilio à redução do pH nosolo/substrato, baixo custo como fonte de nitrogênio, excelente histórico com orquídeas, principalmente se e dlings, surpreendente resultado em folhagens (palmeiras, samambaias, fícus, entre outros.) resumidamente, põe o estado vegetativo no “HI” (máximo).

RECEITA CONTRA FUNGOS – MANCHAS PRETAS NAS FOLHAS

1 LITRO DE AGUA SEM CLORO1 COLHER DE CHA DE CANELA EM PO5 OU 6 CRAVOS DA INDIA (o mesmo que se coloca em doces)1 ml de solução a 2% de Mercuro Cromo (não é o Mercúrio dos garimpeiros)Num recipiente, misture bem por 3 dias. Coloque o Mercuro Cromo e não guarde o restante da solução.Aspergir por toda a planta, inclusive em baixo das folhas e raízes.

ORIENTAÇÕES

1 – QUANDO PEQUENA PARTE DA FOLHA JÁ ESTA COM AMANCHA PRETA Corte 1 cm. Abaixo da mancha, e passe a solução logo em seguida,não dando tempo para a face cortada se oxidar. A canela acelera o desenvolvimento de novas células e o Mercuro Cromo age como cicatrizante. Em 3 dias, percebe-se o corte já secando, paralisando o fungo.2 – PARA CONTROLE DE PULGOES, FORMIGUINHAS EMANCHAS DE FERRUGEM.Pulverize bem as folhas a cada 15 dias, ate que a infestação desapareça.3 – ATIVACAO DE BROTOS EM PHALAENOPSIS E CATTLEYAS:Nas Phalaenopsis devemos Ter cuidado em não molhar em demasia as folhas, já que são muito sensíveis, portanto usar em dosagens mais fracas ou levemente pulverizadas.Pode-se usar a canela em pó, logo abaixo das folhas, pois é um ótimo incentivador a brotação, e ao mesmo tempo, protegendo-as dos fungos.4 – O CRAVO DA INDIA:Quem tem aquelas formiguinhas miudinhas que parecem um aviãozinho sugando a ponta das folhas e flores, alem da pulverização, pode-se colocar 3 a 4 cravos em cima do substrato,pois as formigas detestam o cravo. Renovar os cravos quando perceber sua amplitude diminuída.OBS: muitas pessoas já usaram o Mercuro Cromo a 2% puro, em cima das lesões mais serias, como podridão negra, perda parcial da planta atacada por fungos, etc.Como o Mercuro Cromo é um anti-séptico de uso corriqueiro, usa-se mais a vontade do que os Fungicidas sistêmicos, altamente tóxicos.

OBS. EM 2002Por motivos desconhecidos, o Mercuro Cromo foi retirado domercado, porem, pode-se mandar fazer a solução em farmácias.Na substituição, podemos usar a solução de IODO a 2%, tendo omesmo efeito.

Um comentário: